O Palácio da Ferramenta, Máquinas, LTDA foi fundado em 1971. O Brasil tinha acabado de conquistar o tricampeonato mundial de futebol. Dois portugueses, seu Raimundo e seu Manuel, começaram com uma pequena loja e enormes doses de ousadia, trabalho e dedicação.

Raimundo "da Bicicleta" aceitou o desafio de trocar um “caminhão de pano” arrematado num leilão, por uma loja e um sobrado na Buenos Aires, 147, rua que já tinha vocação para o comércio de ferragens, com quatro grandes lojas já em atuação. Um desafio para a pequena loja que nascia: a Toca da Ferragem!

 

Antes disso, seu Raimundo possuía uma loja de material elétrico, a Bel Air, em Copacabana e a proximidade com o mar enferrujava as mercadorias. Raimundo conseguiu um comprador que só fez uma exigência: a manutenção do gerente “seu Manuel” que já tinha se destacado por sua eficiência. A ele prometeu um salário melhor e prêmios que nunca chegaram. Foi quando Manuel e Raimundo voltaram a trabalhar juntos. Começando uma sociedade que já dura 47 anos.

Já na Buenos Aires, dona Luísa, sogra de seu Manuel dava uma força na loja que contava apenas com um empregado, além do dedicado e competente sócio-gerente. Começou-se com material elétrico, e aos poucos foi-se expandindo para máquinas e ferramentas. Raimundo sempre supervisionando tudo, em sua famosa bicicleta.

 

O empenho nos negócios e o bom trato aos clientes trouxe o crescimento natural. E quando a loja em frente, no número 154, colocou cartaz "Vende-se" na vitrine, pensaram juntos: -"É isso que precisamos. Vender. Vender mais.

 

Um salto gigante. Da pequenina Toca para um moderno prédio dez vezes maior. Em pouco tempo, expandiram ainda mais, comprando outros prédios vizinhos e o edifício na rua dos Andradas, esquina com Senhor do Passos. Com muito mais espaço nas lojas, aumentaram o estoque, garantindo um benefício para os clientes: preços cada vez melhores.

 

De material elétrico, máquinas e ferramentas, hoje o Palácio conta com tudo para sua obra: de encanamento a acabamentos, de ferramentas a peças, de chuveiros ao novo setor de lustres e luminárias. A maior variedade de produtos, num só ligar, sempre com as melhores marcas e menor preço.

Hoje Raimundo e Manuel têm uma amizade que se estendeu pela família. E a nova geração tem sido fundamental na manutenção, modernização e crescimento da empresa

A solidez de uma relação familiar permitiu que os amigos, além de sócios virassem parceiros em vários investimentos. A dedicação lhes permitiu construir uma empresa sólida, com crédito na praça, muito bem avaliada pelos seus clientes e que gera emprego e renda para cerca de 250 outras famílias. Uma empresa familiar, onde os sócios e suas esposas primeiro e seus filhos agora, ajudam a atender cada vez melhor as famílias de nossos clientes.